A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou na última quinta-feira (21/3), a inauguração das novas instalações do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) Eldorado.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luzia Ferreira, que na solenidade representou o prefeito Alex de Freitas, ressaltou que o Município entrega esse equipamento para a cidade e para a população que se encontra em situação de rua, vivendo muitas fragilidades e privações. "Um espaço digno, que comporta todos os atendimentos necessários a essa população. Nesta gestão o nosso objetivo é que essas pessoas possam reconstruir suas vidas, sonhos e sua cidadania”, reforça a secretária.
O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua destina-se a pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, sejam estes, jovens, adultos, idosos e famílias. O Serviço tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento e construção de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida, para viabilizar o processo de saída da situação de rua.
O presidente do Instituto de Promoção Social e Humana Darcy Ribeiro, José Geraldo, agradeceu a confiança depositada pela Prefeitura de Contagem na execução do serviço. "Iniciamos a implantação e atendimento aos usuários com objetivo de fortalecer o vínculo com a sociedade. Contamos com o apoio, coragem de todos para que nossos usuários tenham uma vida digna. Vamos tirar nossos usuários da rua e promover cursos de capacitação e formação profissional para podermos dar condições para que eles possam estar presentes de forma humanizada na nossa sociedade”, enfatiza José Geraldo.
O Centro POP Eldorado realizará atividades coletivas e/ou comunitárias, propiciando ainda, acesso à guarda de pertences, de higiene pessoal, de garantia de acesso à alimentação e de fornecimento de documentação civil. Além disso, proporcionará endereço institucional para utilização, como referência para seus usuários, inclusive, para fins de inserção dessas pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais, que exige endereço aos cadastrados. Ao proporcionar endereço institucional para utilização como referência, oferece também a oportunidade de vínculo com o Serviço e a comunidade.
“Estou feliz por estar aqui com vocês e poder falar do amor, carinho, dedicação e oportunidade. Vocês que levantam cedo para nos atender com café da manhã, uma roupa limpa e um banho quente. Sempre com uma palavra amiga, nos encaminhando para cuidar dos dentes e dos cabelos, até mesmo com um abraço. Só tenho o que agradecer a todo respeito e dedicação por nos fazer sentir alguém importante no mundo”, disse a usuária Sabrina Magalhães.
O atendimento no Centro POP Eldorado será ofertado segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Em Contagem
No município de Contagem foram identificadas cerca de 1.022 pessoas em situação de rua, das quais 86% são do sexo masculino, composta, em sua maioria, por pessoas na faixa-etária entre 18 e 59 anos.
Historicamente, devido à maior movimentação de pessoas e de comércios, bem como o acesso facilitado a serviços públicos disponibilizados à população de um modo geral, identifica-se que as Regionais Eldorado, Ressaca e Industrial são as que possuem maior concentração de pessoas em situação de rua.
Na Regional Eldorado concentra-se quase a metade das pessoas em situação de rua (46%), seguidas de Regional Ressaca (36%) e Regional Industrial (8%).
O Centro Pop realizou no ano de 2018, mais de 6.300 atendimentos a pessoas em situação de rua. A perspectiva, com a nova localização, é a de ampliação desses atendimentos.
Serviço Especializado em Abordagem Social
O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.
O Serviço de Abordagem Social busca estabelecer vínculos com a população de rua, criando possibilidades de reinserção social por meio do retorno à família ou em equipamento da rede de atendimento a esse público, a inclusão em programas de transferência de renda e qualificação profissional.
Deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas.
O SEAS é ofertado de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Serviço: